sábado, 26 de julho de 2008

Algarve.... Ilha da Culatra




Nos últimos dias de Junho estive numa ilha situada na Ria Formosa, Algarve, que se chama Culatra.



É uma ilha de pescadores muito simples, mas também muito acolhedora e sossegada. Existe uma outra ilha na Ria Formosa muito mais turística que é a Ilha da Armona.




Para se ir para a ilha apanha-se o barco em Olhão .... uma viagem de 20 minutos muito agradável.


Fiquei hospedada em casa de uma amiga da minha mãe que vive mesmo à beira da ria.


No final do dia, do terraço da casa, observa-se pores-do-sol espectaculares reflectidos na água da ria, e o sol escondendo-se atrás da Faro.



Eu sentia-me em casa naquela ilha pois era quase tudo benfiquista! Muitas das casas têm o emblema do Benfica nas suas fachadas. ..

Até o café que frequentávamos era um autêntico hino ao Benfica: cachecóis, fotografias, bandeiras, … e o Benfica, o grande cão preto dos donos do café!

Ah…estava-me a esquecer de referir que o café se chama “Os Marretas – Os amigos do Benfica”.


Enquanto que de casa para a ria bastava sair o portão para estar com o pezinho na água, para irmos para a praia, do lado do mar, andávamos muito, muito , muito, … numa passadeira de madeira colocada sobre as dunas (a nossa ginástica matinal).







Quase todos os dias a bandeira estava verde e as águas quentes. Até perto das onze horas a praia era propriedade nossa e dos nadadores salvadores, um imenso areal e muita paz.
Quero ainda dizer que me fartei de apanhar berbigão quando a ria esvaziava.



Aconselho-vos vivamente a visitarem esta ilha a que eu chamo de Mágica!

(desculpem a qualidadedas fotos mas foram tiradas pelo telemóvel .. se tudo correr bem no final de agosto volto a ir e aí sim prometo boas fotografias)

AC

3 comentários:

Sei que existes disse...

Não conheço mas tenho de lá ir fazer uma visita...
As fotos estão óptimas!
Beijocas grandes

musicallis disse...

As fotos estão muito boas e oferecem-nos uma vista espectacular com a qual sonhamos e voamos até lá.
Se lá voltares, reserva um espacinho na tua bagagem e leva-me contigo. :)))
Bjs grandes

Anónimo disse...

Sem duvida alguma a melhor ilha de sempre, mto bom para passar umas belas ferias, bjs e abraços pra essa gente espetacular....
bjs pra ti
e bom regresso a minha ilha preferida